O sal em excesso faz mal a saúde

A saúde é muito influenciada pelos alimentos que consumimos. Um dos alimentos com grande potencial de prejudicar a saúde é o sódio (sal) que, em excesso, favorece a retenção de líquidos, ocasionando inchaços e aumento da pressão arterial.

Para cada 9g de sal ingerido o corpo retém, em média, 1 litro de água.  

O sódio é encontrado em diversos alimentos, como no sal de cozinha, em alimentos industrializados, e até em bebidas e alimentos doces como bolachas recheadas, refrigerantes e sucos em pó.

Algumas dicas para reduzir o consumo de sódio:

o   Diminua a quantidade de sal nas refeições usando no máximo uma colher de chá rasa para toda a alimentação diária. As diretrizes brasileiras de consumo recomendam a ingestão diária máxima de 5g de sal ao dia;

o   Retire o saleiro da mesa e não acrescente sal aos alimentos prontos;

o   Evite comer alimentos industrializados, que vêm prontos em pacotes. Dê preferência a alimentos frescos, feitos na hora;

o   Evite consumir alimentos como molhos e temperos prontos, embutidos, enlatados e defumados;

o   Os temperos naturais como ervas, cebola, salsa, cebolinha e limão. Além de valorizarem o sabor natural dos alimentos, ajudam a reduzir a quantidade de sal.

 

Uma pequena mudança no consumo do sal pode fazer uma grande diferença na sua saúde, evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Vale à pena adaptar a alimentação e ajustar o paladar para que você tenha uma vida longa e, principalmente, com qualidade!

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

gestores de Rh e planos de saúde Tenha o Ei, Doutor! como um diferencial.

Recent Posts