Entenda o processo de transferência do oxigênio

O sistema respiratório é o principal responsável por levar oxigênio ao corpo, nele ocorre o troca de oxigênio e dióxido de carbono.

O pulmão é o responsável por coletar oxigênio e liberar dióxido de carbono.

O oxigênio inspirado chega aos pulmões e rapidamente passa para o sangue, que o carrega para o corpo todo, enquanto que o dióxido de carbono é eliminado. O sangue oxigenado e o sangue com dióxido de carbono circulam pelo corpo todo.

Mesmo quando a pessoa está em repouso, a quantidade de ar é muito grande, para que haja a troca gasosa e para atender o que o corpo necessita.

O processo de inspiração e expiração é realizada pelo mesmo músculo, o diafragma.

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

A respiração é normalmente automática, controlada inconscientemente pelo centro respiratório localizado na base do cérebro, ela continua durante o sono e mesmo quando a pessoa está inconsciente.

A respiração e o oxigênio são vitais.

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

gestores de Rh e planos de saúde Tenha o Ei, Doutor! como um diferencial.

Recent Posts