Dicas para preservação da saúde mental

É um desafio avançar para a terceira idade e preservar a saúde. Embora esse seja o objetivo de todos ao amadurecer. Mas são cuidados da vida toda que refletem na saúde e qualidade de vida.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o envelhecimento na população brasileira é uma realidade e acelerou nos últimos anos, principalmente quando comparado ao crescimento das crianças que vem caindo. Na medida em que aumenta a expectativa de vida, aumenta também o número de pessoas na terceira idade e assim os acometimentos da saúde.

A cometimentos mais comuns da saúde mental:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Distúrbios do sono;
  • Demência.

 

Então o desafio maior se torna a manutenção ou recuperação da saúde. Para isso consulte regularmente o médico, esclareça as principais duvidas e siga corretamente as orientações.

O processo de envelhecimento traz mudança na vida. Mas são possíveis de superar.

Conte com apoio, especialmente da família para preservar a funcionalidade, a autonomia e facilitar o dia-a-dia e a qualidade de vida.

  • Se manter ativo socialmente. Se sentir útil é importante para vida toda, cuidar dos netos, fazer trabalho voluntario;
  • Estimule um estilo de vida saudável, cuidar da alimentação, praticar atividade física, realizar pintura, artesanato, jogar xadrez, jogo da velha, caça-palavras.

 

Para manutenção da saúde é necessário associar os cuidados que mantem saudável o corpo e a mente.

Havendo qualquer dúvida, converse com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

gestores de Rh e planos de saúde Tenha o Ei, Doutor! como um diferencial.

Recent Posts